quinta-feira, 11 de novembro de 2021

3ª noite- XVI Semana Acadêmica


PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SAÚDE MENTAL DIANTE DA PRÁTICA EDUCATIVA

A professora e psicóloga Elisângela Souza, realizou uma live no dia onze de novembro para o curso de Pedagogia, abordando o tema: Processo de Formação Docente: Saúde Mental diante da Prática Educativa. A professora, iniciou sua fala discorrendo sobre a docência. Nesse sentido, a docência é uma profissão que trabalha mais com a subjetividade, com o ser humano, portanto, não é algo palpável. É um trabalho sobre o outro e com o outro. Assim, a sensação, a percepção, a atenção, a memória fazem parte deste processo pedagógico. 

Dessa forma, Elisângela assinalou a responsabilidade do professor em relação ao crescimento e desenvolvimento das potencialidades do aluno, apontando a contextualização como o foco da aprendizagem.  A atividade pedagógica como qualquer profissão, exige saberes diferenciais, específicos, como a pesquisa e as relações intrapessoal e interpessoal, em virtude da sua singularidade.

Outro ponto importante, destacado foi sobre a relação família-escola. De uma forma própria, Elisângela assinalou o futuro para os alunos, a família e Nós mesmos- professores.  Nesse contexto, ela apontou a importância do trabalho docente na vida mental do professor, bem como, a influência de fatores laborais na saúde e qualidade vida desses profissionais.  Pontuou também, que o profissional professor se depara com inúmeras situações que vão além do ato de ensinar. Adentram o espaço escolar os reflexos e as mazelas sociais, que envolvem as famílias, os alunos e até mesmo a atuação docente.

Ainda, mencionou a pandemia como um tempo de manifestação de  um rol de sinais e sintomas de sofrimento psíquico, expresso em desânimo, fadiga, frustração, depressão, insegurança em realizar as atividades cotidianas de forma remota, manifestações de irritação, angústia e, até mesmo,  sensação de impotência.  Os participantes – professores e estudantes, também colaboraram nas discussões e abordaram a preocupação da “escola do futuro” – pós-pandemia, com alunos e professores necessitando de apoio psicopedagógico.   

Texto: Celidalva Reis

 









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