A professora e psicóloga
Elisângela Souza, realizou uma live no dia onze de novembro para o curso de
Pedagogia, abordando o tema: Processo de
Formação Docente: Saúde Mental diante da Prática Educativa. A professora, iniciou
sua fala discorrendo sobre a docência. Nesse sentido, a docência é uma
profissão que trabalha mais com a subjetividade, com o ser humano, portanto,
não é algo palpável. É um trabalho sobre o outro e com o outro. Assim, a
sensação, a percepção, a atenção, a memória fazem parte deste processo
pedagógico.
Dessa forma, Elisângela
assinalou a responsabilidade do professor em relação ao crescimento e
desenvolvimento das potencialidades do aluno, apontando a contextualização como
o foco da aprendizagem. A atividade
pedagógica como qualquer profissão, exige saberes diferenciais, específicos,
como a pesquisa e as relações intrapessoal e interpessoal, em virtude da sua
singularidade.
Outro ponto importante,
destacado foi sobre a relação família-escola. De uma forma própria, Elisângela
assinalou o futuro para os alunos, a família e Nós mesmos- professores. Nesse contexto, ela apontou a importância do
trabalho docente na vida mental do professor, bem como, a influência de fatores
laborais na saúde e qualidade vida desses profissionais. Pontuou também, que o profissional professor
se depara com inúmeras situações que vão além do ato de ensinar. Adentram o
espaço escolar os reflexos e as mazelas sociais, que envolvem as famílias, os
alunos e até mesmo a atuação docente.
Ainda, mencionou a
pandemia como um tempo de manifestação de
um rol de sinais e sintomas de sofrimento psíquico, expresso em
desânimo, fadiga, frustração, depressão, insegurança em realizar as atividades
cotidianas de forma remota, manifestações de irritação, angústia e, até
mesmo, sensação de impotência. Os participantes – professores e estudantes,
também colaboraram nas discussões e abordaram a preocupação da “escola do
futuro” – pós-pandemia, com alunos e professores necessitando de apoio psicopedagógico.
Texto: Celidalva Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário