A Educação Infantil é
considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é
onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com
diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços
de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela funciona
como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto
aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e
tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.
E como lidar com bebês e
crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da
educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades
prazerosas que além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do
conhecimento muito mais assertivo e divertido.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não prevê um currículo de conteúdo, mas cinco campos de experiências e objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. A BNCC estabelece também seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações. Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas.
O PROJETO INTEGRADOR - PI “TECENDO
SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL”, deverá ser apresentado de forma lúdica e
criativa, focando os subtemas: leitura e
escrita, rotina na Educação Infantil, o papel da escola na socialização, e o
ensino aprendizagem em tempo de pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário