quarta-feira, 9 de junho de 2021

PROJETO INTEGRADOR-PI - TECENDO SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.

E como lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.

A ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​, não prevê um currículo de conteúdo, mas cinco campos de experiências e objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. A ​BNCC ​estabelece também seis direitos de aprendizagem na ​Educação Infantil​: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações. Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas.

O PROJETO INTEGRADOR - PI “TECENDO SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL”, deverá ser apresentado de forma lúdica e criativa, focando os subtemas:  leitura e escrita, rotina na Educação Infantil, o papel da escola na socialização, e o ensino aprendizagem em tempo de pandemia.

 

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