domingo, 7 de junho de 2020

O lugar da literatura na sala de aula



O curso de Pedagogia realizou no dia 03/06 uma live com a Professora e escritora Márcia  Mendes, que trouxe a tona discussões  sobre lugar da Literatura infantil na sala de aula, dentro deste contexto devemos repensar o ensino da leitura como atividade e não como objeto de estudo, assim a leitura é ação, é movimento, é prazer, é sentimento, é emoção. Neste sentido a escola deve repensar suas práticas de leitura, que, muitas vezes giram em torno dos paradidático que é usado como pretexto para outras aprendizagens.
Assim, rever práticas de leitura, é pensar quais os objetivos que escola tem, então lemos para que? Para aprender, para questionar, para brincar, para se divertir, para se informar e para tantas outras coisas. Pensar em um trabalho, no qual a leitura assuma prática discursiva, dialógica e o aluno encontre e reconstrua sentido, não só com textos de literatura, como em todos os outros textos que circulam na sociedade. Que os significados construídos a partir de leituras possam permanecer em práticas cotidianas, que os alunos possam caminhar e viver os espaços de leitura com prazer, com desejo e não por obrigação.
No entorno desta discussão, o trabalho de literatura deve partir da escuta da criança, do sujeito leitor e não de perguntas pré formuladas na qual o aluno vai responder aquilo que o professor que saber, retirando a emoção que um texto de literatura pode trazer. Então, o lugar da literatura na sala de aula, é um lugar de importância para formação do sujeito leitor, daquele sujeito que se coloca no lugar dos personagens, que dialoga com situações, vivências e sentimentos escritos no texto, por isso, a literatura é mágica e ocupa uma função humanizadora.


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