sexta-feira, 14 de junho de 2019

Educação Especial e Inclusiva










A disciplina Educação Especial e Inclusiva configura-se um dos componentes curriculares do curso de Pedagogia, que pretende refletir sobre a formação do professor para uma práxis pedagógica acolhedora das pessoas com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades; bem como contextualizar os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos com alternativas de adaptação curricular para garantir o acesso e aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial  que apresentem necessidades educacionais especiais.
Frente às mudanças no panorama educacional da atualidade torna-se relevante trazer para o palco de debate os conceitos da educação inclusiva, com a possiblidade de incluir as adaptações curriculares.  As adaptações curriculares subsidiam a prática docente sendo instrumento relevante para facilitar a escolarização dos estudantes, que ao promover o uso de métodos e técnicas, indispensáveis e adequados favorecem aos alunos o desenvolvimento das potencialidades e a elevação da autoestima, tão necessárias no ambiente de aprendizagem escolar.
A proposta de Oficina de Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva: Adaptações Curriculares de pequeno porte  visa subsidiar a formação e a práxis pedagógica dos discentes do curso de Pedagogia no processo de inclusão de estudantes público da Educação Especial e com dificuldade de aprendizado em um contexto educacional que possibilite o desenvolvimento de atividades inclusivas e de adaptação curricular de pequeno porte no âmbito escolar.  

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