quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Semana Acadêmica Cutural da Facemp terá como tema a Inclusão


Com avanços na educação, Lei Brasileira de Inclusão completa um ano

Com punições para atitudes discriminatórias e com mudanças em áreas como a educação, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que foi criada há um ano (em 6 de julho de 2015) e entrou em vigor há seis meses (em 2 de janeiro de 2016), representou um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
— A lei avança na cidadania das pessoas com deficiência ao tratar de questões relacionadas a acessibilidade, educação e trabalho e ao combate ao preconceito e à discriminação. Ela cria um novo conceito de integração total. Questões que eram desconsideradas agora terão que ser discutidas — afirma o senador Paulo Paim (PT-RS), que foi o principal responsável por iniciar o debate sobre a Lei Brasileira de Inclusão no Congresso Nacional há 15 anos, quando era deputado federal.
Ao chegar ao Senado, Paim reapresentou a proposta, que acabou sendo finalmente aprovada. Para o senador, a lei é uma revolução que beneficia 46 milhões de pessoas com deficiência. A norma, que também é chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência, recebe elogios até mesmo fora do Brasil.
No âmbito da inclusão escolar, a Lei Brasileira de Inclusão obriga as escolas privadas a acolher os estudantes com deficiência no ensino regular e a adotar as medidas de adaptação necessárias sem que nenhum ônus financeiro seja repassado às mensalidades nem às matrículas.
A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), que representa as escolas particulares, questionou a norma por acreditar que ela comprometeria o orçamento dos estabelecimentos de ensino. Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a exigência, considerando-a constitucional.
 

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Aula de Literatura

Alunos do segundo semestre de Pedagogia numa apresentação da disciplina Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Professora Cinthia Souza.





Alunos realizam Oficinas Pedagógicas

Alunas do segundo semestre de Pedagogia da Facemp realizam atividade da disciplina Pesquisa e Prática I na Escola Tiro de Guerra, acompanhadas pela professora Zeliane Santos de Jesus.




Vem aí o IV Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da Facemp


Com o tema: “FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE FIOS E DESAFIOS” a Facemp (Faculdade de Ciências Empresariais) de Santo Antônio de Jesus, realizará de 8 a 10 de novembro de 2016 o IV SEMIC – Seminário de Integração Curricular do curso de Pedagogia. Na oportunidade, a  Comissão Científica do IV SEMIC comunica que já estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o Seminário.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Facemp, professora Rita Matos, o SEMIC tem como objetivo reunir estudantes dos cursos de licenciaturas, professores da educação básica e pesquisadores, no intuito de trocar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no bojo das instituições escolares.
“No SEMIC, também abrimos espaços para que estudantes da FACEMP e de outras instituições possam apresentar seus trabalhos, pesquisas e relatos de experiências, enriquecendo as discussões em torno da profissão docente e do processo de ensino e aprendizagem na escola básica”, disse.
Ainda segundo a professora Rita, nesta quarta edição serão realizados minicursos voltados para professores e estudantes de licenciaturas, além de mesas de discussão em torno da temática central. “Assim, os resumos e trabalhos apresentados, serão publicados em nossos anais. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente, ou via e-mail”, destacou. (Tribuna do Recôncavo). Confira AQUI o edital completo:

Publicado por Tribuna do Recôncavo. Ver mais...


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Participe! Colabore!


Compreendendo e praticando a Proposta Triangular

 Alunos Facemp se apropriando de saberes relacionados a disciplina Fundamentos e Metodologia do ensino da arte. Compreendendo e praticando a Proposta Triangular.
Ações que valorizem as vivências dos alunos, que se relacionem com as questões sociais e principalmente que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência crítica
“Metodologia Triangular”, proposta metodológica que enfoca de forma integrada:
• o fazer artístico,
• a análise de obras e objetos de arte e
• a história da arte.



 Trabalho da professora Anelita Costa Santos
Ver mais em https://www.facebook.com/anelita.costadossantos?fref=ts