quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Empoderar professores, construir sociedades sustentáveis

Mensagem conjunta dos diretores de UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International, por ocasião do Dia Mundial dos Professores, 5 de outubro de 2015

 

A cada ano, no Dia Mundial dos Professores, celebramos os educadores e o papel central que eles desempenham no oferecimento de uma educação de qualidade para crianças de todos os lugares. Hoje, quando a comunidade mundial se reúne em torno da nova Agenda de 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o papel desempenhado pelos professores nunca foi tão importante.
O novo objetivo mundial de educação, o ODS 4, que se encontra no cerne da Agenda de 2030 para a Educação, pede por uma “educação inclusiva e equitativa de qualidade, e [a promoção de] oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos”. A realização desse objetivo é essencial para o alcance de todas as nossas metas de desenvolvimento mundial – pois sociedades fortes dependem de cidadãos bem-educados e de uma força de trabalho bem formada. Contudo, a concretização dessa agenda somente ocorrerá se investirmos no recrutamento, no apoio e no empoderamento dos professores.
Cada vez mais, professores de qualidade são reconhecidos como o fator mais importante no aprendizado de crianças – e, assim, na melhoria dos níveis dos resultados educacionais, na ampliação da capacidade de participação dos jovens na sociedade e nas atuais economias do conhecimento, de forma a impulsionar a produtividade e a prosperidade. Especialmente em comunidades e países pobres e afetados por conflitos, o ensino de qualidade pode literalmente mudar a vida das crianças – ajudando-as a superar enormes desafios e preparando-as para uma vida melhor e para um futuro mais próspero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário