segunda-feira, 28 de julho de 2014

Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia

Professora Sim tia Não
Sinopse:Para Freire, a prática de chamar a professora de tia esconde armadilha ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida profissional; já as crianças correm o risco de confundir a distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra natureza.
Se você finge que ensina eu finjo que aprendo
Sinopse: O livro, elaborado em forma de crônica, facilita a professores e alunos a compreensão e o debate de problemas relativos à educação. A escola brasileira, com seus progressos e retrocessos, com seus aspectos políticos, familiares, sociais, pedagógicos, etc., são estimulados pelo autor a serem postos em debate democrático, principalmente com alunos e educadores.
A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
Sinopse: Escola da Ponte: um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhados de uma mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo: para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa...




Um comentário: