domingo, 28 de março de 2021

Mais uma ação do Projeto O Professor Convida






Nesta última quinta-feira, dia 25 de março, tivemos o prazer de receber o pedagogo Alex Sampaio que proferiu uma live sobre 'A música como estratégia lúdica'. Participaram do evento o III semestre, o V semestre e o VII semestre do curso de Pedagogia. Para recepcionar o convidado e as turmas, o III semestre preparou a dinâmica lúdica: Tente acertar a charada,  que envolveu todos os participantes.

 O professor Alex discorreu sobre o tema, trazendo as memórias do tempo de estudante na Facemp, das disciplinas PP I, PP II, Metodologias e os Estágios que lhes propiciaram a ludicidade na sua práxis pedagógica. Disse ainda que já cursou a licenciatura em Ciências e já fez pós graduação em História e que como professor continua utilizando a ludicidade e tem como principal ferramenta a música em suas aulas. Alex também rememorou o seu TCC A MÚSICA EM DIÁLOGO: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICA, um grande marco na sua vida acadêmica. O entusiasmo com a prática docente foi contagiante, pois os participantes ficaram encantados com Alex, com a sua alegria, respeito, empatia em falar dos seus alunos. Ficou evidenciado o protagonismo dos seus alunos, a forma lúdica que seu trabalho docente emerge e o prazer que tem em ensinar e aprender junto com seus alunos. 

Desta forma,  esta live teve uma grande relevância, visto que as turmas estão construindo propostas lúdicas para a prática docente e o projeto de pesquisa, via remota.

CELIDALVA SOUSA REIS/ SANDRA SUELY OLIVEIRA/ CRISTIANE MOTA                                       Professor (es) responsáveis pela ação (s)                                                                            

 


Uma ação do Projeto Tecendo Saberes



 

O Tecendo Saberes traz um diálogo interdisciplinar com as turmas do curso de Pedagogia, com o tema Paulo Freire e Inclusão: Perspectivas Libertadoras, tendo em vista que o ano de 2021 é o centenário desse educador, reconhecido internacionalmente. A participação da Professora Sandra Oliveira, apresentou um diálogo acerca da inclusão escolar na perspectiva teórica de Paulo Freire, na qual a alinha sua práxis libertadora a gênese da inclusão, que se traduz em uma autêntica pedagogia da inclusão dos oprimidos, expressando toda diversidade e a pluralidade étnica e cultural que compõem os seres humanos. Essa proposta contou com a participação ativa de professores e estudantes do curso de Pedagogia e alunos egressos.

Responsáveis: Professoras Patrícia D'Ávila e Sandra Oliveira 

quinta-feira, 25 de março de 2021

Pesquisa e Prática e Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, juntas nesta ação


 Orgulho receber um profissional formado pela Facemp para um bate papo com os alunos em formação.

O Professor convida trouxe a Diretora da SBRASH para falar sobre sexualidade na escola






O curso de Pedagogia da FACEMP  tem a interdisciplinaridade como proposta metodológica indispensável à construção do conhecimento, visto que proporciona a interação entre disciplinas. “O professor convida” constitui-se um viés de aprendizagem que abre-se para a dialogicidade, trazendo o tema Educação em sexualidade: como anda a formação dos professores?, no dia 24 de março de 2021.

Tendo sido convidada pela professora Patrícia D’Ávila, a Prof.ª. Dra. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes, professora adjunta da UFBA, Diretora de Relacionamento  da Sociedade Brasileira de Estudos com  Ênfase Sexualidade Humana- SBRASH e membro  da  Comissíon  de Educacíon  y Formacíon Continua de Federacíon Latinamericana de Sciedade de Sexologia y  Educacíon Sexual – FLASSES, visando proporcionar um diálogo reflexivo e consciente a respeito da sexualidade humana

A professora trouxe uma discussão sobre os aspectos legais para o debate dessa temática no âmbito da escola, bem como as contribuições na formação plena dos estudantes e apoio nas orientações aos pais, na perspectiva de desconstruir e reconstruir um novo paradigma de ensinar e aprender as questões da sexualidade humana que incitem mudanças em relação à representação da sexualidade dos discentes, como aspecto central da identidade dos sujeitos, Houve participação de membros da SBRASH e convidados externos, alunos do curso de Pedagogia, numa  discussão sobre a sexualidade como parte inerente do ser humano, nos cursos de formação docente e profissional, em especial o curso de Pedagogia.

 Responsável pela ação: Professora Patricia D'Ávila

terça-feira, 23 de março de 2021

TECENDO SABERES ENTRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA


         O Projeto Tecendo saberes: uma estratégia para a interdisciplinaridade no curso de Pedagogia visa a realização de atividades interdisciplinares, com o objetivo de possibilitar a sistematização, o aprofundamento de conceitos, a inter-relação e contextualização dos conhecimentos, com o propósito de proporcionar melhoria do fazer pedagógico.
        A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. E tem por objetivo tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

A execução deste Projeto visa aprofundar temas de modo a contribuir significativamente para a formação dos alunos. 

 

domingo, 21 de março de 2021

Projeto O professor convida: Convidado Professor Doutor Hanilton Souza

 


O nosso convidado: Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2001); Especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável- UNEB (2003); Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Local/Regional - UNEB (2008); Doutor em Educação e Contemporaneidade - UNEB (2018). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Colegiado de Geografia - DCH CAMPUS V - Santo Antônio de Jesus/BA), bem como Professor de Geografia do Ensino Médio - Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA). Membro do Grupo de Pesquisa "A Cidade e o Urbano" (UNEB- DCH CAMPUS V). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Membro do Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR/UNEB) Desenvolve Projeto de Pesquisa: Outro olhar sobre o espaço vivido - ler, decifrar e aprender da/na/a (para a) cidade, e também Projeto de Extensão: GEOCINE nas Escolas - um olhar geográfico sobre filmes e documentários. Possui experiência na área Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional/Local e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade e urbano; rural e ruralidades; percepção ambiental e identidade; participação cidadã, sustentabilidade e desenvolvimento local, educação, formação do professor e ensino de Geografia.

O público envolvido foi composto por professores da Facemp e de outras instituições, alunos e coordenadora do Curso de Pedagogia. A participação foi de extrema relevância para a discussão do tema em questão: Construindo, ensinando e aprendendo Novas Geografias, que foi apresentado  com muita clareza, deixando todos os participantes entusiasmados e agradecidos pelos conhecimentos partilhados.

O Projeto: 'O Professor convida' tem proporcionado à todos os envolvidos, momentos significativos de discussão sobre diversos temas abordados em todas as disciplinas e tem contribuído significativamente com o aprendizado  e a troca de conhecimento entre os educandos e educadores.

Professora responsável: Zeliane Santos 






quinta-feira, 18 de março de 2021

AMANHÃ TEMOS UM CONVIDADO ESPECIAL


 

Abertura do Projeto O Professor Convida

 



A Live Organização de estudos e pesquisa foi realizada por egressos do Curso de Pedagogia da FACEMP, que concluíram o curso em 2020. Teve como objetivo relatos de experiências dos ex-alunos no processo de organização dos estudos, assim como na escolha do tema de pesquisa. Nos relatos ficou enfatizado a importância da leitura e a participação e discussão nas aulas, o diálogo com estudiosos na área de interesse do aluno e a autonomia na busca de referências relacionadas a temas da pesquisa. 

Os alunos que estavam participando da live externaram o quanto foi importante ouvir colegas nesta temática, pois atendeu as demandas sobre as questões que envolvem o ato de pesquisar e estudar, como também as que envolvem os aspectos socioafetivos.

Texto elaborado pelas Professoras  responsáveis:  Sandra Suely Oliveira e Cristiane Mota                                                                  

quarta-feira, 10 de março de 2021

PROJETO ‘O PROFESSOR CONVIDA’


O processo de ensino e aprendizagem se transformou nesse contexto da Pandemia. As formas habituais de lecionar precisaram ser revistas. Foi preciso modificar o planejamento pedagógico e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento dos estudantes, mesmo que a distância. A falta do olho no olho e das interações entre professores e alunos assim como entre alunos e os colegas tem sido um grande desafio, uma vez que a profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento. Um dos principais desafios é adequar aulas, materiais e atividades para outro modelo que não o presencial.

Neste cenário nasceu o O Projeto ‘O PROFESSOR CONVIDA’, a partir de uma experiência vivenciada em 2020.2 quando os professores do curso de Pedagogia tiveram a inciativa de convidar colegas professores e especialistas para participarem das aulas remotas, como forma de tornar as aulas mais dinâmicas e oxigenar as suas práticas. Os convidados participavam de lives ou palestras que aconteciam em sala (Google Meet) durante o horário de aula. Esta ação por muitas vezes envolvia a participação de outros colegas professores que trabalhavam no mesmo semestre ou em outros semestres e por vezes era aberta para a comunidade externa.

Com o resultado positivo da ação, em 2021 a iniciativa se transformou num Projeto, com edição prevista para ocorrer durante todo o semestre de 2021.1, com envolvimento de todos os professores, com vistas a trocar conhecimentos e enriquecer ainda mais o curso, imprimindo outra dinâmica às intervenções no processo de ensino-aprendizagem.

Nesta edição, além dos professores convidarem para as suas aulas, professores e especialistas, convidarão também alunos egressos do curso. A Facemp entende que sua relação com os estudantes não se encerra com o término da sua graduação. A manutenção do vínculo com a Instituição Superior torna-se importante, a partir do momento em que o egresso identifica a oportunidade de prosseguir no meio acadêmico, encontrando incentivos para estudar e produzir, alargando, aprofundando e atualizando seus conhecimentos, além de ter acesso a informações do seu interesse. (PDI).


terça-feira, 9 de março de 2021

8 de março - Dia da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Mensagem da Direção:


Mensagem da equipe de Pedagogia



terça-feira, 2 de março de 2021

Inclusão da Pessoa com Deficiência- ainda temos muito a falar sobre isso


 



A partir do vídeo Jeremias Hollywood - Nunca desista dos Seus Sonhos, o Cine debate proporcionou uma discussão a partir de alguns questionamentos e relatos de experiência:

 "Para que a inclusão aconteça, a sociedade e a escola precisam reconhecer que todos são diferentes". Maria Teresa Mantoan, que defende a abertura da escola regular a todos os alunos, principalmente àqueles com algum tipo de deficiência.
Dessa forma, quais são os maiores desafios para que a inclusão dessas crianças e adolescentes aconteça efetivamente?

O preconceito com relação a pessoas com deficiência, vem muitas vezes, cheio de um sentimento de negação, ou seja, a deficiência é vista como incapacidade ou limitação. Embora a sociedade tenha um discurso que frisa a inclusão social de pessoas com deficiência, estas ainda são vistas pelo que não têm, ou pelo que não são. Nós não nos acostumamos a olhá-las pelo que têm ou pelo que são. 
Nessa perspectiva de que maneira podemos romper com as barreiras que provocam atitudes discriminatórias e preconceituosas no processo de inclusão da pessoa com deficiência? Onde você esconde o seu preconceito?

Foi um espaço rico para aprofundamento do tema. 

O acolhimento aproxima e fortalece os laços. E com este sentimento fechamos a programação da Semana de Acolhimento 2021.1 que teve como tema 'Acolher e ser Acolhido'.